Psicodelismos em prosa

À Quintana:

E todos aquilos
que um dia atravancaram o meu corpinho
(...)

Eles passaram.
Eu passarinho! v.V

_Aline, 21/03/2015.



terça-feira, 3 de abril de 2012

descaminho



caudalosos são os  ventos que me afogam


e de voar 
contra a maré


recrio pés 
de pato
e


a
b
i
s
m
o


-me em oceanos de mim


(Aline Barra - 03/04/2012)

8 comentários:

  1. Aline, o que você escreve está muito próximo dos poetas contemporâneos. Você consegue fazer sagazmente a leitura do tempo em que está inserida. A forma como você dispõe o poema na página (web page), que também é comum na poesia atual é influência da poesia concreta. Só que a poesia concreta é uma poesia da retina pra fora e é nisso que você difere. Sua poesia é extremamente existencial, ligada aos sentidos e aos sentimentos. É como diz o Gullar: " se a poesia não mudar ao menos o poeta que a escreve, não faz sentido escrever. Nem viver." Quando leio o que você escreve percebo que a fala do Gullar tem tudo a ver contigo.
    Tenho lido vários blogs de poesias. O seu blog é, com certeza, um dos poucos, pouquíssimos, que vale a pena ler. Pois sei que terei uma experiência estética significativa.
    Sem nenhuma pretensão de definir a poesia, penso que a poesia é um jogo de palavras, mas não é só isso. A poesia é um trabalho com a linguagem, mas não é só isso. A poesia é um brinquedo linguístico, mas não é só isso. A poesia tem que tocar o mistério da vida, algo que é comum a todos, mas está adormecido. A poesia é esse canto despertador. E quando leio seus poemas o mistério da vida continua mistério, mas vivo.
    Traduzir experiências em palavras é impossível. As palavras são uma tentativa mal conseguida. Desculpe ser tão extenso. Mas teria mais o que falar...

    OBS: Hoje, quando te vi e te cumprimentei na rua, a primeira coisa que me veio à mente foi a poesia. Quer dizer, você, sua imagem, pelo menos pra mim, está associada à poesia. Não é interessante?

    ResponderExcluir
  2. Robert, é claro que é interessante! Fico muito agradecida por teu carinho e pelo olhar especial que dedica à minha poesia... Obrigada!

    Saiba que tuas palavras tb me fazem crer no que disse o Gullar... Pois, para mim, poesia e vida se misturam. E me refazem e me fazem sentido!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Aline,

    Sua poesia muito me toca também, e, acredito estarmos em sintonia porque a dois dias atrás tive um pensamento parecido com este teu poema, mas não versifiquei (Você o fez muito bem!)
    Isso é muito incrível. Força e laços da poesia! :)

    Um abraço carinhoso!

    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível mesmo, Camila... E sinto-me acalentada nestes laços poéticos!

      Abraço terno pra vc tb!

      =)

      Excluir
  4. a dois passos de cair em si mesmo, é um descaminho sem volta!!!

    abraço

    ResponderExcluir
  5. "abismo-me..." Lindo Aline!! Bjs!!

    ResponderExcluir